Definições de SEO
Um termo que muitos especialistas usam para se referir a SEO é “encontrabilidade”. Nesse sentido, encontrabilidade é tornar uma empresa localizável nos mecanismos de busca para palavras-chave relevantes ao seu negócio; nós concordamos com o uso desse termo, mas esse termo refere-se apenas ao objetivo do SEO e não em que consiste o trabalho de SEO, nem no que não consiste SEO. Encontrabilidade é um objetivo geral da publicidade, e mais especialmente em SEO porque no Google as empresas são encontradas em vez de procurar por seus clientes. Isso é fundamental para compreender a filosofia do SEO.
Descartamos muitas hipóteses (de que SEO é só encontrabilidade, de que SEO não existe e de que SEO é só fazer um site bom para o usuário), mas ainda não definimos SEO. Ao nosso ver, a melhor definição de SEO é, na verdade, um conceito: SEO consiste em colocar-se no lugar de um buscador e compreender quais critérios ele usa para avaliar e como avalia de fato um site/página e assim criar o site.
SEO contempla uma série de técnicas, como:
- Título da página
- Url
- Descrição (meta description)
- Número de palavras chave no texto
- Palavra chave no h1 e em um ou mais h2
- Palavras chave relacionadas
- Links que direcionam para o site (link building)
- Site responsivo
- etc…
Na criação de sites, SEO não pode ser ignorado, pois quase todos os aspectos do seu site influenciam no SEO, alguns com um peso maior do que outros, mas todos são relevantes para uma boa classificação do seu site.
Para ter um bom SEO, você não deve se preocupar apenas em aderir a todas as técnicas e deixar o seu site enquadrado nos elementos que melhoram ou pioram o ranking nas ferramentas de busca.
Você deve se preocupar mais em fazer com que os visitantes gostem do seu site, com a experiência do usuário. Visitem várias páginas, fiquem muito tempo nele, voltem com frequência. Pois como eu disse antes, quanto mais as pessoas gostarem do seu site, mais o Google gostará. Vamos ver mais pra frente o motivo.
Todo site precisa de SEO
A maior quantidade de visitas que o seu site recebem são vindas das ferramentas de busca. Sejam elas Google, Bing, Yahoo! ou qualquer outra. Apesar das redes sociais e outras fontes também levarem tráfego para o seu site, as ferramentas de busca costumam ser disparado a maior fonte de visitas.
Podemos destacar que o Google possui cerca de 90% do volume de buscas entre as ferramentas de busca. Por isso, é preciso estar de olho sempre que o Google lança uma nova atualização nos seus algoritmos de classificação.
Para te mostrar o tanto que o SEO é importante para o seu site, vamos fazer um pequeno teste. Pense nas 5 buscas que os seus clientes usariam para procurar sua empresa, supondo que eles não conheçam sua empresa e busquem no Google uma forma de satisfazer as necessidades que seus produtos ou serviços satisfazem.
Faça essas buscas no Google e veja os resultados. Por exemplo, se você é do mercado educacional com foco em ensino à distância, pense em buscas como: “Qual a melhor faculdade de ensino à distância do Brasil?” ou “Um diploma de ensino à distância é igual ao presencial?”.
Caso o seu produto seja muito específico é mais provável que seu site esteja aparecendo entre os primeiros, mesmo que o SEO não esteja muito bom. Isso acontece porque a concorrência é menor, não são muitas pessoas que fazem essas buscas e provavelmente não existem muitas páginas para o Google indexar.
Quando a sua empresa oferece uma solução que é buscada por uma quantidade maior de pessoas, fica muito mais complicado de estar bem qualificado, pois a concorrência é muito maior.
Esse teste que fizemos é muito importante, pois é exatamente isso que traz o sucesso ou o fracasso do seu site.
As palavras que os usuários buscam no Google são tão importantes que podem fazer a diferença no sucesso ou fracasso da sua empresa.
Fonte: Site Conversion e 5seleto
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